"Los discípulos son la biografía del maestro". (Domingo Faustino Sarmiento)

Mestres de la Educación


¡Holá!Colegas, está pagina fue creada para homenajear algunos de los mestres de la educación, que tuvieran una gran influencia para la educación en Brasil. 
Muchos tornaranse una referencia para la enseñanza brasileña, de los cuales muchas de sus ideas fueran adoptadas en Brasil.
  Ponemos algunas frases para la reflexión de vosotros. Se tuvieren curiosidad en conocerlos mejor, busqueda en la internet y vas encontrar muchas cosas interesantes para nuestro ampliar el conocimiento.





Emilia Ferreiro
“Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”

“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”



 


Henry Giroux,

"Os estudantes deveriam aprender a compreender as possibilidades transformadoras da experiência".







Rubem Alves

"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o
mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do
futuro..."














Michael Whitman Apple 

Sua concepção pedagógica é fruto de sua convivência com um ambiente periférico e, depois, com um meio mais elitista. Como resultado deste contexto existencial, Apple elaborou sua pedagogia critica baseada na relação entre a educação e a sociedade, ou seja, na análise relacional ou situacional. De acordo com a teoria desenvolvida por Michael, o Currículo não é uma mera colagem objetiva de informações, pois estas são sempre frutos de determinados agrupamentos sociais, que decidem o que será transmitido nas salas de aula. É por esta razão que Apple defende o saber não como algo dado, mas sim enquanto uma realidade que deve ser criticamente examinada; esta proposta rompe com a concepção até então dominante da educação.




Bernardo Toro


“Contextualizar não significa utilizar qualquer tema da atualidade. Canalize suas energias para assuntos que fazem sentido na vida dos alunos”.

“A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade”.

“Para que seja eficiente e ganhe sentido, a educação deve servir a um projeto da sociedade como um todo.”.



John Dewey

“O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter”

“A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento”
“O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento”
“O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la”






Pierre Bourdieu 

“Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico” 

“Nada é mais adequado que o exame para inspirar o reconhecimento dos veredictos escolares e das hierarquias sociais que eles legitimam” 





María Nieves y Bustamante

El ejemplo de dedicación de una mujer para con la cultura; una ¡Maestra!
“La practica renovada del docente le permite proporcionar una gratificación intelectual y profesional, producto de una nueva actitud hacia los múltiples realidad que enfrenta en su importante papel de educador”

 





Paulo Freire

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”

“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”










 
“A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado”